Sobre o projeto

O presente projeto de pesquisa aprovado pelo edital PIBIC/FAPESB 01/2023 faz parte do estudo da história das edições escolares e se propõe a fazer um levantamento e catalogação da produção literária infantil e juvenil das últimas quatro décadas, voltadas para as inovações curriculares e epistêmicas emergentes do contexto das leis 10.639/03 e 11.645/08. O recorte temporal compreende de 1982 a 2022, período no qual essa literatura emergente se destaca na história editorial brasileira, visibilizando e positivando as culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas. A proposta dessa catalogação é de criar um banco de dados digital dos livros a serem pesquisados nos acervos das editoras brasileiras, sites de compra de livros, acervo digital da Biblioteca Nacional, Câmara Brasileira do Livro, e outros, com informações sobre: materialidade das edições (formato, capa, número de páginas), temas abordados, sinopse das obras, dados dos autores e ilustradores, premiações, classificação indicativa do público alvo, material de apoio ao professor e/ou outras informações relevantes. Considerando que essa literatura promove a visibilidade epistêmica de atores sociais e culturas estigmatizadas, negadas e subalternizadas no processo histórico moderno, a proposta desse banco de dados de uma literatura infantil e juvenil decolonial, deverá servir de suporte para o desenvolvimento de pesquisas futuras sobre essa recente produção, ainda pouco estudada, e como um acervo de orientação e consulta para o desenvolvimento de projetos pedagógico em escolas de educação básica.

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