Equipe

O projeto "Decolonialidade na Literatura Infantil e Juvenil" é uma iniciativa colaborativa que reúne diferentes expertises acadêmicas e técnicas para o desenvolvimento de um banco de dados digital acessível ao público. A coordenação do projeto é realizada pela professora Lucilene Rezende Alcanfor, do curso de Pedagogia da IHL/UNILAB, e conta com o apoio do professor Jorge Garcia Basso, também integrante da equipe de pesquisa. As bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Cecília Costa Moreira e Thais Jardim Novaes Sacramento, realizam a pesquisa e catalogação das obras literárias, contribuindo com o levantamento e sistematização de dados.

A construção técnica da estrutura do banco de dados foi liderada por Eric Brasil, professor do Instituto de Humanidades e Letras da UNILAB, que utilizou o modelo DCMI (DublinCore Metadata Initiative) para garantir a organização e acessibilidade das informações. Priscila Valverde Silveira também integra a equipe técnica, colaborando na implementação da infraestrutura digital e suporte técnico. A partir dessa estrutura, foi criada uma página pesquisável no sistema Omeka S, que permite a visualização e pesquisa das obras catalogadas de forma eficiente.

A formação técnica e metodológica foi oferecida às bolsistas PIBIC, proporcionando-lhes uma imersão nas práticas de digitalização e preservação de acervos. Essa capacitação foi essencial para o desenvolvimento do projeto, permitindo a participação ativa e qualificada da equipe de pesquisa.

Além disso, o projeto conta com o suporte técnico e de infraestrutura do Mestrado em Humanidades Digitais da UFRRJ, que oferece o acesso ao servidor onde o Omeka S está hospedado, possibilitando que o banco de dados esteja disponível ao público em uma plataforma robusta e segura. Essa rede de parcerias multidisciplinares reforça o compromisso do projeto em promover a decolonialidade na literatura infantil e juvenil, proporcionando uma ferramenta valiosa tanto para a pesquisa acadêmica quanto para a educação básica.

Participantes

Anterior Próxima