Ir para o conteúdo principal

Fontes

Revista Diretrizes

Diretrizes foi uma publicação mensal de conteúdo político e social e orientação liberal-democrática. Lançada em abril de 1938 no Rio de Janeiro (RJ), foi dirigida inicialmente por Azevedo Amaral e Samuel Wainer, e, depois, por este e Maurício Goulart, tendo tido formatos e periodicidades diferentes. É hoje considerado um dos maiores periódicos de crítica e análise política da história da imprensa brasileira, assim como Samuel Wainer é lembrado como um dos mais importantes nomes do jornalismo nacional.

Este projeto consiste na utilização do software Zotero para a construção de um banco de dados das matérias publicadas nos exemplares da revista disponibilizados pela Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.

Processos do Tribunal de Segurança Nacional

"Tribunal de exceção instituído em setembro de 1936, subordinado à Justiça Militar. Era composto por juízes civis e militares escolhidos diretamente pelo presidente da República e deveria ser ativado sempre que o país estivesse sob o estado de guerra.

A criação do TSN está ligada à repressão aos envolvidos no fracassado levante comunista de novembro de 1935, quando militantes da Aliança Nacional Libertadora se insurgiram contra o governo de Getúlio Vargas nas cidades de Natal, Recife e Rio de Janeiro. A função do tribunal era processar e julgar, em primeira instância, as pessoas acusadas de promover atividades contra a segurança externa do país e contra as instituições militares, políticas e sociais. Entre setembro de 1936 e dezembro de 1937, 1.420 pessoas foram por ele sentenciadas.

Com a implantação da ditadura do Estado Novo, em novembro de 1937, o TSN deixou de se subordinar ao Superior Tribunal Militar e passou a desfrutar de uma jurisdição especial autônoma. Ao mesmo tempo, tornou-se um órgão permanente. Nesse período passou a julgar não só comunistas e militantes de esquerda, mas também integralistas e políticos liberais que se opunham ao governo.

O TSN foi extinto após a queda do Estado Novo, em outubro de 1945." (CPDOC-FGV)

Este projeto consiste na utilização do software Zotero para a construção de um banco de dados a partir das cópias digitais de processos do TSN disponibilizadas pelo Arquivo Nacional.